domingo, 18 de setembro de 2011

NOTA DA AMAST: Repúdio à nomeação do novo presidente da CENTRAL

A AMAST – Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa, vem a público lamentar e repudiar a indicação do Sr. Carlos Eduardo Carneiro Macedo para presidir a CENTRAL, companhia administra o Sistema de Bondes. É, no mínimo, suspeito e curioso, que esse Sr. venha de Três Rios, mesma origem da empresa T’TRANS – sim, aquela que teve o contrato julgado ilegal pelo TCE e cujos protótipos de “VLT” tiveram o sistema de freios condenados pelo CREA e pelos inúmeros acidentes e incidentes.

Carlos Eduardo Carneiro Macedo – bacharel em Engenharia Operacional, presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) e membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro. Conhece tanto de transportes ferroviários quando o Secretário Júlio Lopes. Esta nomeação não passa de embuste para dar satisfação à imprensa e à opinião pública.

É certo que o Presidente anterior, Sr. Sebastião Rodrigues, Advogado de formação, não tinha a menor experiência em transportes ferroviários, e muitos menos em bondes, tal qual o Secretário Júlio Lopes, cuja gestão foi responsável pelo agravamento dos problemas do Sistema de Bondes de Santa Teresa.

Entretanto, a substituição do Sr. Sebastião Rodrigues não passa de uma troca de 6 (seis) por meia dúzia.Rodrigues está no cargo há pouco tempo, em substituição ao anterior presidente da CENTRAL, Albuíno Cunha de Azevedo, que foi condenado pelo TCE a pagar multa de 3.000 UFIR-RJ pelas irregularidades cometidas enquanto ocupou a presidência da CENTRAL.

O Sr. Sebastião “pegou o bonde (des)andando”; aproveitou a oportunidade ajudando a destruir o patrimônio público e muitas vidas, mas não será “bode expiatório” – ao menos para Santa Teresa, que tem excelente memória. Lembramos muito bem que a fase crítica de penúria, acidentes e mortes sucessivas no SBST coincide com a gestão do Secretário de Transportes Júlio Lopes, em parceria com o Engenheiro Fábio Tepedino - aquele que, em 2007, assistiu perplexo a entrega do primeiro VLT que não saía do lugar!

Estes senhores foram diretamente responsáveis pela malversação dos recursos destinados à recuperação dos bondes, ao tomar a decisão política (e ilegal; e tecnicamente condenada pelo CREA;) de tentar transformar bondes tombados em VLT, fazendo dos usuários do bonde verdadeiras cobaias humanas involuntárias.

Por estas razões, não será tomada como séria qualquer proposta relacionada ao Sistema de Bondes de Santa Teresa que não envolva a exoneração do Secretário Júlio Lopes e a demissão da “cúpula” da CENTRAL, abaixo listada:

* Presidente: Sebastião Rodrigues (demitido)

* Diretor de Administração e Finanças: Maurício Pessôa Garcia Júnior

* Diretor de Engenharia: Fábio Tepedino Junior

* Diretor de Planejamento e Operação: Cesar Alfredo Diuana

Temos a firme convicção de que, por trás do “sucateamento” e da “esculhambação”, há muito mais do que se pode imaginar, e confiamos que a CPI a ser instaurada na ALERJ irá nos mostrar fatos, situações e “negócios” de causar perplexidade ao pior dos criminosos.

Adv.André Barros